Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Breve História do Arquivo Municipal de Espinho

O Arquivo Municipal de Espinho nasceu com a criação dos Paços do Concelho em 1899.

Até 1985, os documentos produzidos por todas as secções da Câmara, eram depositados na cave do edificio.

Em 1945, quando se contruíram os novos Paços do Concelho, contemplou-se um espaço próprio, e partilhado, para o Arquivo e para a Biblioteca Municipal. A partilha conjunta do espaço durou até ao ano de 1985, ano em que a Biblioteca abandona o espaço e se realiza um concurso público para um Técnico Auxiliar de Arquivo, hoje designado por Técnico Profissional de Arquivo.

No ano de 1991, é aberto um concurso para Técnico Superior de Arquivo. A nova funcionária, entre a data de entrada e 2000, ficou responsável pelo tratamento arquivístico da documentação histórica. Procedeu-se à conservação e restauro da documentação, apesar de ainda não existir um lugar próprio para o Arquivo Municipal e para o trabalho a si inerente.

Entre 1993 e 2000, em conjunto com diversos serviços de cultura da Câmara Municiopal, o Arquivo funcionou num edifício municipal, situado entre o ângulo da rua 23 e rua 30.

O ano de 2001, é um marco importante na história deste serviço. Com o apoio do PARAM (Projecto de Apoio à criação de Redes de Arquivos Municipais), a cave da Câmara Municipal, outrora usado apenas como depósito de documentos, é restaurada e remodelada, criando um lugar mais cuidado para o tratamento arquivístico e para a boa conservação documental. O Arquivo havia conquistado um espaço próprio e mais adequado à sua função.

Quanto à história do Arquivo,... esta continuará a desenvolver-se futuramente...

Sem comentários: