Pesquisar neste blogue

domingo, 11 de janeiro de 2009

Actividade - Invasões do Mar: CICLONE DE 1925

O Serviço educativo do Arquivo Municipal de Espinho, levou a cabo a actividade «Invasões do Mar - Ciclone de 1925», entre os dias 6 e 15 de Janeiro de 2009, na sala de workshops do Centro Multimeios de Espinho.



Esta actividade tentou demonstrar às crianças e jovens do Concelho de Espinho, o perigo da invasões do mar, realçando o Ciclone de 20 de Dezembro de 1925, que colocou em risco pessoas e bens, principalmente os mais desfavorecidos, os pescadores.


Todos entraram na história, identificados como Historiadores...



As turmas do 1º ao 4º ano visualizaram um pequeno filme, baseado numa história real. A História é relatada no jornal «O Reformador», referindo-se a uma criança de 6 anos, Francisco Joca, criança que ficou debaixo de pedras durantes 3 horas, até ser encontrada por um bravo bombeiro. Bombeiros e povo ajudaram os feridos, não tendo sido registada nenhuma morte. A importância de transmitir histórias reais, foi aqui vincada, demonstrando-se a ajuda de todo país à Vila de Espinho, realçando-se a construção do Bairro Diário de Notícias (conseguida com fundos de uma subscrição criada pelo Jornal Diário de Notícias) e a visita do Presidente da República, Dr. Bernardino Machado, a 23 de Dezembro.


Os pequenos estudantes visualizaram caricaturas do Presidente da República e realizaram, dando lugar à imaginação, as caricaturas do Representante do País.





Exemplo de caricatura do Presidente da República Bernardino Machado

A viagem ao passado terminou com a entrega de «máscaras» representativas do tão característico bigode e barba de Bernardino Machado.



O «Clube do Património», composto por 10 alunos da Escola E.B. 2/3 Sá Couto, participou também na actividade. Os alunos ficaram a conhecer alguns dos Documentos do Arquivo relativos ao acontecimento, conhecendo diferentes tipologias dos mesmos. Este clube esteve em contacto com o Património Documental, tão importante para a memória local.

Cerca de 350 Alunos do Concelho de Espinho participaram nestas actividades.


13 Turmas:

4 turmas do 1º ano
2 turmas do 2º ano
4 turmas do 3º ano
5 turmas do 4º ano

Clube do Património da Escola E.B. 2/3 Sá Couto


Agradecemos a todos os participantes!

Sem comentários: