Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Actividade: Reinventa a História de Espinho através de um Documento - Mês de Janeiro

Actividade permanente do Serviço Educativo - Reinventa a História de Espinho através de um Documento do Arquivo

Destinatários: Alunos do 2º e 3º Ciclos
Prazo de envio - 31 de Janeiro
O trabalho deverá conter: nome, idade, ano escolar e escola que frequenta.
e-mail para envio do trabalho: arquivo.municipal@cm-espinho.pt

****DOCUMENTO DO MÊS DE JANEIRO - Auto de Posse de Joaquim Pinto Coelho como Presidente da Câmara Municipal de Espinho, a 2 de Janeiro de 1902. Actas da Vereação da Câmara, livro nº 1, 1899 - 1902. páginas 123v e 124****

Objectivo:
Incentivar os participantes a recontar a história do documento.

Actividade:
Escrever um conto, um poema, fazer uma ilustração. Os trabalhos apresentados serão alvo de um concurso. O prémio será constituído pela publicação do trabalho na revista municipal Quadrícula.

«Sessão de Juramento e instalação da Câmara Municipal eleita para gerir os negócios municipais do mesmo Concelho [...]
Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil novecentos e dois, nos dois dias do mês de Janeiro, nesta povoação de Espinho, Paços do Concelho e sala de sessões da Câmara Municipal [...].
Assumindo a presidência, o presidente eleito agradece ao povo de Espinho, que o elegeu e aos colegas que o distinguiram com a honra do cargo da presidência deste Município. [...]»

Assinalámos este acontecimento, realçando e antecipando, as Conferências que se realização no próximo mês de Fevereiro. Vários nomes da história de Espinho se tornaram importantes, mas Joaquim Pinto Coelho foi uma das personalidades que mais lutaram por Espinho.

Este documento do mês, refere-se, apenas, à primeira vez que Joaquim Pinto Coelho foi eleito Presidente da Câmara, outras vezes se seguiram.


Fotografia - Joaquim Pinto Coelho


No conjunto de todos os anos, enquanto Presidente da Câmara de Espinho, Joaquim Pinto Coelho realizou diversas obras...

...vejamos algumas importantes para Espinho:

* Fornecimento da energia eléctrica à Vila, em 1903;

* Construção do Mercado Municipal;

* Expropriação e Urbanização dos terrenos do Largo dos Combatentes;

* Abertura das ruas 16, 18, 20 e 23;

* Plantação das Palmeiras da Avenida 8 ( actualmente já retiradas do local);

* Construção do 1º Coreto do Largo da Graciosa e instalação da Fonte Luminosa no mesmo local ( O Largo da Graciosa é o local onde era a entrada em rampa para o túnel que passava por baixo da antiga linha do comboio);

* Transferência da Feira para o Parque João de Deus, onde se encontra hoje o tribunal;

* Alargamento dos passeios da Rua 19 (Relembro que na Rua 19, abaixo da Câmara, antigamente passavam carros; actualmente é uma zona pedestre);

* Instalação do 1º Colector de Esgotos (Joaquim Pinto Coelho preocupou-se desde início com os meios de higienização);

* Pavimentação das primeiras ruas a «Macadam» (pensem em terra batida, era algo parecido);

* Substituiu o nome das ruas por números, em 1911, depois da Implantação da República (Joaquim Pinto Coelho foi o Presidente da Câmara temporário após o 5 de Outubro de 1910.
- «A Monarquia [...] pôs a Nação a saque. Barbariza, deprava, delapida, tortura e escraviza»; « A República é o governo do povo e pelo povo» - Frases de Joaquim Pinto Coelho, escritas no jornal «Gazeta de Espinho);

* Ampliação da Planta de Espinho para sul da Rua 19;

* Construção da Fonte do Mocho;

* Criação da Escola Nocturna «António José de Almeida»;

* Cedência do terreno para a construção dos actuais Paços do Concelho (Câmara Municipal) e alguns terrenos para o Parque João de Deus (o Parque localizado em frente à Câmara).

Joaquim Pinto Coelho... para além de Presidente da Câmara de Espinho foi médico; foi o FUNDADOR e 1º DIRECTOR do Jornal «Gazeta de Espinho».

«Chapéu branco (o chapéu do nosso doutor está sempre com a estação [...]), a bengala de volta pendurada no braço, as mãos nos bolsos das calças, a corrente do relógio de bolso, um sorriso franco e leal nos lábios e assim, de rua em rua, percorre Espinho nos serviços clínicos».
Livro - Dr. Joaquim Pinto Coelho: Textos Políticos 1905-1910 (compilação, prefácio e notas de Francisco de Azevedo Brandão)

O «amigo dos pobres» nasceu na Freguesia de Mozelos do Concelho de Santa Maria da Feira, em 27 de Fevereiro de 1968 e morre a 24 de Fevereiro de 1917, com 62 anos (uma idade avançada para a época).


E muito, mas muito mais se poderia dizer deste Homem, que lutou por Espinho, pelos pobres, pela República, pela medicina, pelo jornalismo...
---------------------------------
Ideias para o teu trabalho:

* Imagina-te como médico na época;
* Imagina-te a acender a primeira luz eléctrica em Espinho;
* Imagina as palavras que dirias ao fundar o jornal «Gazeta de Espinho»;
* acima de tudo... deixa a imaginação surgir...

1 comentário:

Anónimo disse...

Vá lá todos a participar nesta actividade é só mandar um poema, um conto, um relato jornalístico uma biografia sobre este homem fantástico, um homem à frente do seu tempo, um médico que se dedicou a Espinho como Presidente desta Câmara, como Administrador do concelho, como director de um jornal muito importante e que já não existe a Gazeta de Espinho, que foi durante a sua vida um homem que acreditava nos ideais da República. Estamos à espera da vossa participação! Arquivo Municipal - Beatriz Fernandes