Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Notícia Jornal «Defesa de Espinho»


No passado dia 19 de Fevereiro, saiu no Jornal «Defesa de Espinho» uma notícia sobre as conferências - «3 Décadas. 3 Visionários».



Notícia:



«O arquivo da Câmara Municipal de Espinho, no âmbito do seu programa educativo, promove no próximo dia 26 de Fevereiro uma conferência intitulada "3 Décadas.3Visionários" que abordará a vida política em Espinho nas três primeiras décadas do século XX, através de Joaquim Pinto Coelho, Manuel Laranjeira e José Salvador, três presidentes da Câmara visionários revelados pelos documentos do Arquivo Municipal.

O Arquivo Municipal optou por homenagear três homens que presidiram ao governo da autarquia, num período de três décadas, sendo os três médicos e os três republicanos.

Beatriz Matos Fernandes, Técnica Superior do Arquivo, revela que Pinto Coelho foi o mais convicto e coerente dos três, fundador do Partido Republicano de Espinho, foi também fundador do jornal Gazeta de Espinho, que no frontispício da primeira página do jornal dizia «Órgão do Partido Republicano». Quanto a José Salvador foi fundador e director da segunda série do Jornal Gazeta de Espinho e Manuel Laranjeira escreveu durante a sua vida para diversos jornais.

São três visionários, pois Beatriz Matos Fernandes explica que as pesquisas feitas sobre os seus mandatos como presidentes da Câmara, revelam terem sido homens muito à frente do seu tempo, empenhados em causas ligadas à qualidade de vida no concelho, sendo muitas delas, ainda hoje de uma enorme actualidade.

Os conferencistas convidados - Carlos Gaio, Armando Ribeiro e António Teixeira - são estudioso e profundos conhecedores destes três homens.

A organização entregará aos participantes uma pasta com informações sobre estes três visionários, pelo que, apesar da conferência ser de entrada gratuita, solicita-se inscrição prévia até terça-feira (dia 24). A ficha de inscrição encontra-se disponível na página do município, podendo também ser feita, através do e-mail arquivo.municipal@cm-espinho.pt ou telefone 22 733 58 81.»




Sem comentários: