Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Arte Nova - Conferência dia 9 e Passeio a Pé dia 14


O Serviço Educativo, realizou duas etapas da actividade relacionada com a Arte Nova.

Conferência de Abertura - 9 de Junho

No passado dia 9 de Junho, pelas 18horas, realizou-se na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Espinho, a conferência de abertura.



Quem esteve presente, tomou conhecimento do trabalho do Arquivo Municipal, relembrando o dia Internacional dos Arquivos e a importância deste Serviço para a Memória da população.
A necessidade de cuidar e tratar os diversos documentos, ficou demonstrada com a apresentação do Roteiro Arte Nova, em que os documentos de arquivo serviram de fonte primária para o estudo dos diversos edifícios escolhidos.

As intervenções ficaram a cargo de:

Dr. Fonseca (Director do Departamento de Animação Sócio-Cultural); Dr. Beatriz Matos Fernandes (Técnica Superior do Arquivo Municipal); Alexandra Jesus e Cátia Vieira (Licenciadas em História da Arte).



Fotografias: Filipe Couto - http://www.espinho.tv/
_______________________________________________________________________

Passeio a Pé de 14 de Junho
O primeiro roteiro Arte Nova realizou-se no dia 14 de Junho, pelas 10horas. Os participantes concentraram-se junto ao edifício da Câmara Municipal, iniciando posteriormente a visita aos edifícios escolhidos para o primeiro Passeio a Pé Arte Nova.

C01 - Vila S. José - Rua 30 com rua 23 e 21, nº 646
Edifício privado, de 1913, forrado com azulejaria de diversos padrões e enquadramentos, realçando-se os girassóis no friso da fachada principal. Ferro forjado ao nível dos vãos, janelas e portas.

Arquivo Muncipal de Espinho - 1913



C02 – Vila Cardoso - Rua 21, nº 840
Construção situada no quarteirão da Vila S. José, com grande tratamento de cantaria na fachada principal. Toda a fachada é revestida com azulejaria padrão e com zonas de friso de azulejo policromo floral e vegetal.

C03 – Palacete Pena - Rua 19, 26, 15 e 28
Edifício de 1930, situado na principal rua da Cidade, onde impera a grandeza do seu conjunto e da sua construção. Desenho provável de José Alves Pereira da Silva. Os elementos Arte Nova são notórios ao nível dos vãos, recorrendo à cantaria trabalhada em alguns deles, no uso azulejar do interior e do exterior e nos portões, onde o ferro forjado marca presença imperativa de forma cuidada.
Arquivo Municipal de Espinho - 1928


C04 – Antiga Escola de Música - Rua 19, nº723
Edifício situado no quarteirão adjacente ao do Palacete Rosa Pena. Construção anterior ao movimentos Arte Nova em Portugal, do final do século XIX, que sofreu ligeiras influências, com pormenores de azulejos relevados e de padrão.


C05 – Casa Ângulo das ruas 21 e 18, nºs 436; 438; 440;442; 603; 605; 607; 609; 611
Desconhecendo-se a data de construção do edifício, são notórias as suas características Arte Nova. O recurso ao azulejo de padrão nas fachadas é aliado à representação de elementos florais nos azulejos do pano central e superior das mesmas.

Agradecemos a colaboração do Grupo Semente!

Sem comentários: