Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Arte Nova - Passeio a pé: dia 21 de Junho



No passado dia 21 de Junho, decorreu o segundo passeio Arte Nova na Cidade de Espinho.

Com um aumento de participantes, o roteiro completou-se com a referência a 5 edifícios da Cidade de Espinho.

Passeios a Pé - 21 de Junho
C06 – Coutos - Rua 19 com rua 18, nº441
A aliança entre o comércio e a Arte Nova está aqui presente. O desenho original da fachada, de 1910, demonstra uma certa erudição. A fachada principal é revestida na totalidade por azulejos padrão, com uma decoração em ferro forjado nos vãos.

C07 – Ourivesaria Sª da Ajuda - Rua 18, n.º 505
O edifício de 1913, é usado como espaço comercial e habitacional, apresentando soluções bastante originais. O uso do ferro forjado destaca-se na varanda e portão, delicadamente trabalhado de cariz vegetalista, assim como os frisos em azulejo colorido, recordando a imagética Arte Nova.

C08 – Pastelaria/Padaria Aipal – Rua 19, 241;249
Edifício singular, de 1898, sofreu diversas alterações à sua traça original. O âmbito comercial é realçado pelas grandes aberturas em vidro, aliado ao ferro forjado. A influência Arte Nova é notória no painel de azulejos vegetalista, que reveste parte da fachada.

C09 – Casa Rua 8 com 21 – nºs745;755
Esta construção tem uma história deveras particular, com uma existência bastante precoce no seio da malha urbana. O azulejo que reveste a fachada é relevado, apresentando ainda um bom trabalho em ferro forjando nas varandas dos vãos superiores.

C10 – Antiga Sede Sporting Clube de Espinho – Rua 8, nº 335; 337 e 339
Um dos exemplares da Arte Nova em Espinho mais importante. Esta construção, de 1915, de traço de Francisco Silva da Rocha, é bastante trabalhada, mostrando erudição. É visível a existência de espaço envidraçado que se alia ao tratamento do ferro forjado, criando formas orgânicas e ondulantes.
O passeio terminou com uma pequena actuação do grupo Semente.


A última etapa do Roteiro Arte Nova, realiza-se dia 25 de Junho, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, pelas 18horas.

Comparaçam!

Sem comentários: