A actividade deu origem a uma caixa porta-documentos, realizada através da reutilização de caixas de cereais, demonstrando-se assim as diversas possibilidades de uso de materiais já usados. O arquivo de cada criança tem como objectivo principal, incutir desde cedo, a necessidade de guardar a memória pessoal, mas também demonstrar a diversidade de tipologias documentais existentes num arquivo, desde os cd´s ao comum papel.
Material:
1 caixa de cereais
1 tesoura
1 régua
1 lápis
1 x-acto (não obrigatório)
1º passo: abrir a caixa na zona inferior
2º passo - abrir a caixa lateralmente, com os dedos, ou recorrendo ao x-acto (neste caso é preciso a ajuda dos pais)
3º passo - abrir a caixa e utilizar para os próximos passos a zona interior da mesma
4º passo - com a ajuda de uma régua marcar uma medida (à escolha) na zona lateral da caixa, unindo os dois pontos marcados na aba mais pequena, como é demonstrado na imagem.
5º passo - marcar com auxílio da régua uma medida na zona superior da caixa, neste caso apenas medindo a face maior da caixa
6º passo - unir o ponto realizado na parte superior da caixa ao ponto realizado anteriormente para a medida da aba lateral. 7º passo - realizar o mesmo procedimento na outra face da caixa, utilizando as mesmas medidas lateriais e superiores já usadas no passo anterior. As marcas na caixa deverão ficar semelhantes à da imagem em cima.
8º passo - recortar a caixa pelas medições efectuadas. Importante: necessário recortar a parte superior da caixa como demonstra a imagem superior.
9º passo - Colar novamente a caixa, virando a caixa ao contrário e servindo agora o interior da caixa, como exterior, possibilitando a decoração da mesma. Sugestão: colar primeiramente a parte lateral da caixa e posteriormente a parte inferior.
Bom trabalho!
Sem comentários:
Enviar um comentário