Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de março de 2010

Dia da Árvore


À semelhança do ano anterior, o Serviço Educativo realizou em 3 escolas do Concelho de Espinho, uma actividade relativa ao Dia da Árvore (21 de Março).
J.I./E.B.1 do Monte - Paramos
E.B.1 Anta 3 - Anta
E.B.1 Quinta da Seara - Silvalde




Assim, sob a necessidade de descentralizar o conhecimento relativo ao arquivo e ao seu trabalho, o Serviço Educativo deslocou-se ao seio escolar nos dias 23, 24 e 25 de Março, contactando com crianças do Pré-Escolar ao 4º ano do 1º Ciclo.
Nesta iniciativa participaram cerca de 230 alunos, que foram sensibilizados para a necessidade cada vez mais presente de reduzir, reutilizar e reciclar, protegendo assim o meio ambiente e possibilitando a vida do Planeta Terra.
A actividade do Dia da Árvore é um tema sensível para o Arquivo, demonstrando que a maioria dos documentos está associada ao papel, tornando assim ambíguo o uso do papel, o perigo que a memória do concelho corre por esse mesmo facto e ainda a sua ligação às árvores e a sua importância no tempo actual.

A redução do papel existente no arquivo é possível com a utilização dos documentos electrónicos, que cada vez ganha mais se entranha na sociedade actual, e da digitalização, que possibilita a protecção dos documentos.


A actividade deu origem a uma caixa porta-documentos, realizada através da reutilização de caixas de cereais, demonstrando-se assim as diversas possibilidades de uso de materiais já usados. O arquivo de cada criança tem como objectivo principal, incutir desde cedo, a necessidade de guardar a memória pessoal, mas também demonstrar a diversidade de tipologias documentais existentes num arquivo, desde os cd´s ao comum papel.










Caixa de Porta-Documentos
Passo-a-passo

Material:

1 caixa de cereais

1 tesoura

1 régua

1 lápis

1 x-acto (não obrigatório)

1º passo: abrir a caixa na zona inferior

2º passo - abrir a caixa lateralmente, com os dedos, ou recorrendo ao x-acto (neste caso é preciso a ajuda dos pais)

3º passo - abrir a caixa e utilizar para os próximos passos a zona interior da mesma

4º passo - com a ajuda de uma régua marcar uma medida (à escolha) na zona lateral da caixa, unindo os dois pontos marcados na aba mais pequena, como é demonstrado na imagem.
5º passo - marcar com auxílio da régua uma medida na zona superior da caixa, neste caso apenas medindo a face maior da caixa

6º passo - unir o ponto realizado na parte superior da caixa ao ponto realizado anteriormente para a medida da aba lateral. 7º passo - realizar o mesmo procedimento na outra face da caixa, utilizando as mesmas medidas lateriais e superiores já usadas no passo anterior. As marcas na caixa deverão ficar semelhantes à da imagem em cima.

8º passo - recortar a caixa pelas medições efectuadas. Importante: necessário recortar a parte superior da caixa como demonstra a imagem superior.

9º passo - Colar novamente a caixa, virando a caixa ao contrário e servindo agora o interior da caixa, como exterior, possibilitando a decoração da mesma. Sugestão: colar primeiramente a parte lateral da caixa e posteriormente a parte inferior.

Bom trabalho!

Sem comentários: