Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A actividade do Dia da Mãe (2010) relembrada pela E.B.1 Espinho nº2

Mais que um relato do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Espinho, é importante perceber a forma como a actividade do Dia da Mãe foi vivenciada por professores e alunos, sendo os textos e imagens que se seguem, disso exemplo.
Um grande obrigada à Escola E.B.1 Espinho nº2 pela colaboração com este Serviço e pela cedência dos textos aqui apresentados.
Os textos/fotos relativos à actividade do Dia da Mãe encontram-se disponíveis no blogue da escola - http://escolaespinho2.blogspot.com/


"Este texto foi escrito por alunos.

No dia 26 de Abril, fomos ao FACE/Museu de Espinho (antiga Fábrica Brandão Gomes). Fomos a pé, atravessámos muitas ruas, quando chegámos à esplanada, estávamos muito perto do FACE.
Quando chegámos, tivemos que encontrar a porta que estaria aberta naquele dia (existem muitas portas, mas nem todas abrem), lá a descobrimos. Lá dentro tinha alguns bancos, onde aproveitámos para descansar, enquanto esperámos pela nossa vez. Entrámos e fomos enfeitar os sabonetes e pintar a caixinha onde seriam colocados. Fizemos este trabalho para oferecer à mãe.
A menina Alexandra explicou-nos que em Espinho, houve uma fábrica que fazia sabonetes e papel, e que agora já não existe. Gostámos muito de realizar este trabalho tão cheiroso.
Na sala de aula fizemos o postal com pingos de guache que caíam sobre uma folha molhada, fazendo um efeito muito engraçado. Nenhum postal ficou igual! Escolhemos um poema para oferecer à nossa Mãe e embrulhámos tudo e no dia 2 de Maio oferecemos. Desejámos a todas as Mães um Grande Beijinho perfumado de Amor.
Pedro Daniel e André
Um muito obrigado à Alexandra e à equipa do Arquivo Municipal de Espinho pela simpatia e por estas perfumadas ideias! Um bem haja!
Aqui ficam alguns desses momentos divertidos!"






"No dia 26 de Abril de 2010, os traquinas do 2.º D foram até ao Museu Municipal (FACE) para participar numa oficina de decoupage em sabonetes, que consistiu em elaborar a decoração de um sabonete com imagens fotográficas da cidade de Espinho.
Com esta actividade os alunos ficaram sensibilizados para a existência de uma fábrica de sabão em Espinho e conheceram algumas fotografias antigas da cidade e, simultaneamente, ofereceram um pequeno mimo às suas mães.
Agradecemos o empenho de todos os monitores do Arquivo Municipal que se propuseram a realizar esta actividade.
Os alunos participaram com empenho e gosto na oficina e esforçaram-se por escrever belas mensagens para as mães e para decorar o seu sabonete para ser oferecido neste dia da mãe que se comemora hoje.
Um beijo com muito carinho para todas as mães!..."

1 comentário:

Unknown disse...

muito bem!!! adorei os brinquedos do pessoal... muito criativos! excelente iniciativa ;)