Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Oficina - Prenda do Dia da Mãe



O Serviço Educativo do Arquivo Municipal realizou entre os dias 20 e 30 de Abril, uma oficina da Prenda do Dia da Mãe, relembrando a importância da família para os mais novos. A actividade contou com a participação de cerca de 550 crianças, de 3 escolas do concelho de Espinho - JI/EB1 Espinho 2; JI/EB1 Marinha e JI/EB1 Quinta da Marinha.

A indústria espinhense, que tanto marcou e marca o Concelho, foi mais uma vez a inspiração. O Gali mergulhou no Mar de Doumentos e encontrou a Fábrica de Sabão e de Papel, localizada à época, nas ruas 35 e 26 e que data de 1924.

Documentos do Arquivo Municipal de Espinho


Imagens 1,2,3 - Fábrica de Sabão e de Papel

Data: 1924


Questionadas sobre a importância do Arquivo na Memória do Concelho de Espinho e na preservação da mesma, os alunos tomaram conhecimento da existência desta Fábrica, que só é conhecida nos tempos actuais, devido à existência dos diversos documentos relativos à mesma, no Arquivo Municipal de Espinho. A fábrica, que já não existe há diversos anos, foi o mote para a oficina do Dia da Mãe. Cada criança criou a decoração da sua prenda e realizou um sabonete recorrendo à técnica de decoupage, recordando assim, não só a Fábrica de Sabão e de Papel, mas também Espinho no ínicio do século XX, recorrendo a 4 imagens características da História da Cidade.


Fotografias de Espinho no ínicio do Século XX

Fonte: Biblioteca Municipal de Espinho


A confecção desta prenda, de cheiro tão suave e agradável, evidenciou o perfume diferente e especial que cada mãe tem, facto relembrado por uma pequena frase colocada em cada prenda:



"Podem passar mil anos…
Mas o teu cheiro…
Ficará arquivado eternamente
Na memória desta criança
Que sempre te amará!"

Sem comentários: