Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sala de Aulas da República e Recreio dos Meus Avós




A Extensão Educativa do Arquivo Municipal de Espinho, iniciou esta semana as actividades relativas à Exposição "Recriação de uma Sala de Aulas dos inícios da República" e à pequena mostra das brincadeiras que se faziam no "Recreio dos nossos avós".


Sentados nas carteiras, já bem antigas da nossa Sala de Aulas Republicana, os alunos são conduzidos numa pequena viagem no tempo, em que o ponto essencial é a busca dos pormenores que lhe pareçam diferentes em comparação com as suas salas de aulas actuais. A história desta sala de aulas espalha-se pelos objectos que se encontram em Exposição, aguçando o interesse e a variedade de perguntas relativamente a cada um dos mesmos.


Semelhante a um dia de aulas normais, há sempre uma altura importante para os pequenos estudantes - o Recreio.



Após a pequena visita guiada, os alunos experimentam alguns dos brinquedos antigos. Fisgas, peões, bolinhas de tic-tac, tabuinhas, robertos, entre outros, enchem de curiosidade os pequenos curiosos. Tudo que é diferente é alvo de curiosidade e por uns bons pares de minutos, esquecem os computadores e dão asas à imaginação.


Mas não nos podemos esquecer de outras brincadeiras, recordadas durante esta actividade - bola de trapos, macaca, arco e gancheta, berlindes, entre outros. O essencial é demonstrar a capacidade dos nossos avós em arranjar forma de se divertirem com o pouco tempo que tinham e até mesmo com as poucas capacidades económicas.


Ficam aqui algumas das fotos destes dias de actividade. As inscrições continuam abertas até dia 30 de Novembro.








Obrigado à Escola E.B.1 Espinho nº3 e às turmas das professoras Rosa Faria, Andreia Ribeiro e Ana Ascenção.

Sem comentários: