Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oficina de Velas



Na tarde do dia 26 de Fevereiro, decorreu no Fórum de Arte e Cultura de Espinho mais uma actividade da Extensão Educativa do Arquivo - Oficina de Velas. Esta segunda actividade termina o ciclo de duas semanas, em que as actividades teórico-práticas foram dedicadas aos adultos.

As velas nem sempre foram como as conhecemos hoje !

Por volta de 50.000 a.C. a fonte de luz, aquilo a que chamamos hoje de vela, era constituída por pratos de gordura animal (em estado líquido) e o pavio era conseguido através de fibras vegetais. Uns milhares de anos mais tarde (3000 a.C.), é referida a existência de velas em forma de bastão no Egipto e na Grécia.
Talvez seja na Idade Média que este tipo de iluminação ganha o seu carácter mais misterioso, com o recurso às velas nos grande salões e nas igrejas. As velas respondiam às necessidades da época, mas acabavam por provocar um mau odor e bastante fumo (para além do perigo de incêndios).
O comércio das velas evidencia-se e transforma este bem em algo essencial, caro e luxuoso.
Com a descoberta da estearina, em 1811, a vela ganha uma nova vida, conferindo às velas uma maior durabilidade e brilho. Por outro lado, a parafina sintéctica, que hoje utilizamos na confecção de velas, surge após a 2ª Guerra Mundial.

Actualmente, as velas servem para diversos fins, excluindo a necessidade de fonte de iluminação e dando lugar à sua existência como motivo decorativo, devotivo e até romântico.

No Concelho de Espinho, existe uma fábrica de Velas...

Baseada na História do Concelho de Espinho, a oficina de Velas fez referência a uma fábrica cinquentenária, que ainda hoje se encontra em laboração.
Situada na freguesia de Silvalde, a Fábrica de Cera Manuel da Silva Rocha e Filho Lda, produz velas desde 1961.
Ao contrário do que tem sido habitual, não foi possível apresentar qualquer tipo de documento relativo à fábrica, visto que no seguimento do trabalho praticado pelo serviço de arquivo, o processo encontra-se requisitado. Mal nos seja possível, colocaremos aqui alguns dos elementos que constam deste processo.


Um grande obrigado a todos os participantes!

Ficam aqui algumas fotografias desta oficina colorida!


Sem comentários: