Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

25 de Setembro de 2011... Uma manhã diferente...

Espinho é uma cidade cheia de mistérios por desvendar, ou quem sabe, por recordar.

O primeiro passeio a pé por Espinho, sob o tema "Edifícios com História", realizou-se no passado dia 25 de Setembro (Domingo), contando com a presença de cerca de 20 espinhenses, pequenos e graúdos, cheios de energia para uma manhã diferente, em que a história se aliou à estória e a cidade se viveu de forma diferente e especial.

A memória pode ser material, pesquisando-se em documento de arquivo ou vislumbrando-se as belas arquitecturas, mas acima de tudo é feita do património imaterial, pesquisando-se nas histórias de cada pessoa ou grupo de pessoas. "Edifícios com História" é uma mistura entre a arquitectura do edifício, as personalidades que lá viveram, trabalharam ou estudaram, os acontecimentos que lá ocorreram e as vivências que nele se experimentaram.

Ao contrário do que é habitual e graças à Universidade Sénior e à Federação Concelhia das Associações de Pais do Concelho de Espinho, o passeio terminou com uma visita ao interior da antiga Escola da Feira - Espinho 1. A experiência ficou completa com a lembrança do momento mais ansiado pelos "pequenos" estudantes - o recreio - onde os participantes puderam brincar como antigamente.

Naquela manhã de Domingo, o recreio da Espinho 1 ganhou novamente vida com os peões, o arco e gancheta, as bolinhas de tic tac e umas boas gargalhadas.

Roteiro - "Edifícios com História"
Passeio a Pé - 25 de Setembro


1 - Escola Conde Ferreira

Fachada principal e posterior - Projecto de reconstrução da Escola Conde Ferreira - Avelino Vaz (1912)
CASTRO, Tiago - Reconstituição Histórica da Escola Conde Ferreira em Espinho. Espinho: Ed. autor, 2011

No século XIX (1884/85), como resultado do testamento de Joaquim Ferreira dos Santos, Conde Ferreira, foram construídas 120 escolas (as primeiras criadas de raiz para o ensino) em todo o país, incluindo Espinho. A Escola designada de “Conde Ferreira” atravessou as adversidades do tempo e entre remodelações e reconstruções, realça-se a do arquitecto Avelino Vaz, em 1912.

2 - Antiga Academia de Música

Postal antigo (posterior a 1914 e anterior a 1928)

Edifício construído nas primeiras décadas do século XX (entre 1904 e 1928), segundo as linhas estruturais de um “chalet” destinado à burguesia ascendente - os emigrantes vindos do Brasil. De habitação passa a sede da Academia de Música de Espinho, em 1961, conferindo a Espinho a possibilidade de difusão da sua cultura musical e o lançamento de vários jovens no panorama musical nacional.

3 - Escola da feira - Espinho 1

Fachada principal - Arquitecto Adães Bermudes (1900) - Arquivo Municipal de Espinho

Escola realizada segundo o projecto-tipo do arquitecto Adães Bermudes (também responsável pela Igreja Matriz de Espinho) que deu origem a 200 escolas primárias por todo o país. A Escola da Feira, (assim denominada pela proximidade da feira quinzenal), após a sua conclusão em 1905, proporcionou à população de Espinho um ensino para os dois géneros - masculino e feminino - devidamente separados. Actualmente, sede da Associação de Pais do Concelho de Espinho e da Universidade Sénior, conserva a estrutura e os elementos decorativos do projecto inicial.





A Extensão Educativa agradece a todos os que colaboraram neste passeio, passando a citar:

Dr. Tiago Castro (Museu Municipal de Espinho) - Escola Conde Ferreira;

Universidade Sénior;

Federação Concelhia das Associações de Pais do Concelho de Espinho.



Enquanto os adultos tomavam notas escritas do passeio... a menina Leonor Lima fazia o registo da nossa visita em desenho. Obrigado Leonor.

Sem comentários: