Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma tarde bem passada... Workshop de trapilho





"A fabricação de tapetes e passadeiras em juta está-se desenvolvendo extraordinariamente. Interessados por tudo que se relaciona com o progresso de Espinho, quer ele se manifeste no campo comercial ou industrial, foi há dias chamada a nossa atenção para um lindo e original tapete que se encontrava exposto na montra dum dos principais estabelecimentos desta praia.
O tapete em referência, fabricado por um processo muito aperfeiçoado e apresentando uma combinação de cores verdadeiramente interessantes, fazia-se notar pelo seu enexcedível acabamento e conseguia pelo conjunto harmonioso que apresentava sobressair do trivial e até da vulgaridade, podendo considerar-se um trabalho digno dos melhores elogios. [...]
Tratam-se de produtos de fabricação inédita em Espinho."

Jornal "O Reformador" - 6 de Maio de 1923


Foi com este pequeno excerto que se deu ínicio a uma tarde plena de animação aliada à aprendizagem.


A tapeçaria é uma das indústrias mais representativas do concelho de Espinho, notabilizando-se pela sua excelência. Recorrendo à reutilização de materiais, Seara Moreira, ensinou as técnicas básicas da tecelagem de tapetes, com um tear bastante alternativo. Passou-se a ideia de que tudo serve para concretizar os elementos artesanais, necessitando-se apenas de imaginação, e claro está, conhecimento.


A tarde foi repleta de animação, de partilha, de conhecimento! O tapete de trapilho em breve estará concluído!

A Fábrica de Tapetes Ferreira de Sá, em Silvalde é um exemplo de sucesso na indústria das tapeçarias no concelho de Espinho. O edifício fabril sofreu várias alterações ao longo dos anos. Fica aqui um exemplo dessas mesmas alterações!




Projecto de alteração do alçado Norte da fábrica Ferreira de Sá - Arquivo Municipal de Espinho - 1959 - Construtor civil: Vitorino Alves Faria dos Santos



Sem comentários: