Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

100 Anos da Linha do Vale do Vouga

23 de Novembro de 1908 – 23 de Novembro de 2008
Inauguração do troço Espinho – Oliveira de Azeméis




A linha do Vale do Vouga foi inaugurada em 1908, pelo Rei D. Manuel II, o último Rei de Portugal, que sucedeu ao sei pai D. Carlos morto no regicídio.


Para marcar o centenário desta importante linha, que desenvolveu as diversas terras e concelhos por onde efectua o seu trajecto, no passado dia 23 de Novembro, Domingo, realizou-se a Viagem do Centenário.


Os 7 municípios onde a linha passa, estarão em festa durante 1 ano - Albergaria-a-Velha, Águeda, Aveiro, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.


O Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Espinho esteve presente para vos contar, através de palavras, mas também com fotografias.


O Rei D. Manuel II inaugurou o Caminho de Ferro do Vale do Vouga em Espinho!

O Rei D. Manuel II chega a Espinho na manhã do memorável dia 23 de Novembro de 1908, sendo recebido por diversas pessoas entusiasticamente.

Em Espinho, o Rei visitou a Fábrica de Conservas, Brandão Gomes e almoçou na Assembleia de Espinho.

Sabem o que foi o almoço nesse dia?

“MENU
Consomé a Ia Royale
Patés de foie-gras a Ia Périgord
Coeur de filet a Ia gastronome
Chaud-froid de perdreaux a Ia diplomate
Pintades rôties au cresson
Salade russe

Entremets
Glace a Ia crême, aux noisets pratinées

Dessert
Gelée au rnarasquin, charlotte russe au café, fruits et bonbons divers, patisserie sortie

Vins
Collares, Aguieira, Madère, Porto, Moêt et Chandon, Anadia Café”



Em 2008, os festejos iniciaram-se em Espinho pelas 9h da manhã e a população aderiu à iniciativa de forma calorosa e esperando que o dia fosse memorável. Não houve almoço, mas havia muita gente à espera de encher a alma num dia diferente.

A viagem do Comboio do Centenário decorreu de forma entusiasta, não só pelas centenas de pessoas que enchiam o comboio, mas também pela população que saiu à rua para saudar o rei e festejar os 100 anos de idade do conhecido Vouguinha.

Às 9:26 da manhã sai de Espinho o comboio rumando a Oliveira de Azeméis (todas as carruagens assinalavam o dia).

Em cada terra, em cada estação, o imenso povo gritava, aplaudia, tocava, dançava…
O Rei até teve direito a saudações de estilo – Viva o Rei – foi também recebendo ofertas de comida, recriando a euforia com que as populações receberam o Rei e o Vouguinha, que viria a mudar economicamente esses locais.


O almoço foi servido nas piscinas de São João da Madeira, seguindo viagem, rumo a Oliveira de Azeméis, onde se inaugurou a Exposição Itinerante, que passará por Espinho em Junho/Julho do próximo ano. Esta exposição está marcada por diversos objectos dos ferroviários, mas também com diversas fotografias sobre a Linha do Vale do Vouga.


Espero que gostem desta reportagem fotográfica... e comentem...





3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa de mostrar aqui as fotos deste dia fantástico. Peca no entanto e ainda por cima vindo da parte do Arquivo Municipal de Espinho, não haver nem uma foto (a não ser as da frente do comboio e da placa) do ambiente vivido em Espinho.
É certo que não houve nada em Espinho marcante como aconteceu em outros lados... até a projecção correu mal, mas isso já era de esperar e não era preciso ser-se muito inteligente para perceber que uma projecção de dia NUNCA resulta.
Mais valia terem convidado um rancho para estar lá a animar a malta. Infelizmente a câmara não tem meios técnicos, nem pessoal técnico especializado para estas coisas e depois quando tentam fazer algo deste tipo, as coisas não correm conforme esperado.
Desculpem o desabafo, principalmente neste blog que encontrei há uns tempos, por acaso, através do site da câmara... ainda por cima actualizado, logo merecia uma pouco mais de destaque.
Na minha opinião esta vossa iniciativa nem deveria ser um blog, mas estar integrada no site da câmara, que para ser sincero, merecia algo melhor. Mais uma vez peca pela falta de técnicos especializados.
Continuação de um bom trabalho.

Cumprimentos
José Sousa
Espinhense

amesp disse...

Como responsável do Arquivo Municipal agradeço os seus comentários elogiosos.

Quanto às fotografias que diz faltarem, foram tiradas mas não ficaram nas melhores condições devido à posição solar, pelo facto pedimos desculpa.

Como Serviço Municipal que somos encontramo-nos alojados no site do munícipio, em breve com mais informações, a criação do blog pretende uma interecção com essencialmente com a comunidade escolar, no entanto, agradecemos todos os contributos.

No que respeita às iniciativas previstas na Estação de Espinho-Vouga, estas foram da responsabilidade da Divisão de Museu e Património e foram as iniciativas autorizadas para esta comemoração. Também lamentamos que o imenso trabalho de pesquisa dos nossos colegas não tenha obtido a receptividade que merecia.
Gostariamos ainda de lhe dizer que não faltam Técnicos Superiores e Técnicos Profissionais especializados nas mais diversas áreas na Câmara de Espinho. A razão do insucesso desta iniciativa prende-se com o não recurso àquilo que era fácil, rancho, banda, tuna, mas uma tentativa de mostrar pela imagem o Espinho de há 100 anos.

Com os insucessos também aprendemos.

Mais uma vez agradecemos o seu contributo para as nossas iniciativas.

Arquivo Municipal

Anónimo disse...

As comemorações dos 100 anos do caminho de ferro do Vale do Vouga nas quais participei como funcionária da Câmara de Espinho deixam-me uma grata recordação. O comboio prossegue a sua marcha lenta, por entre quintais devassando intimidades, e nesse dia 23 de Novembro as estações engalanaram-se de gentes, de ranchos, de tunas, de músicos de gente em festa, como é raro ver no nosso país. As pessoas estavam em festa, mas também conscientes que queriam mostar aos governantes que a linha do Vouga não pode ser encerrada, pois faz-lhes uma enorme falta, penso que com a sua adesão em massa, conseguiram oter os resultados, esperados basta ver os protocolos assinados entre o governo e as autarquias onde esta linha é vital, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha. Foi um dia para recordar para sempre tão cheio de música, alegria genuíma vontade de lutar por uma causa usando como protesto a festa, "a cantiga é uma arma"
Aguardamos agora a itinerância pelos 7 concelhos do Vouga da excelente exposição, que neste momento se encontra patente na galeria Tomás Costa em Oliveira de Azeméis e da qual temos fotos neste nosso Blog. Esta esposição deve vir para Espinho entre Junho e Julho de 2009, para o Centro Multimeios.

Arquivo Municipal - Câmara Municipal de Espinho - Beatriz Fernandes