Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Actividade: Reinventa a História de Espinho Através de um Documento - Mês de Dezembro


Actividade permanente do Serviço Educativo - Reinventa a História de Espinho através de um Documento do Arquivo

****DOCUMENTO DO MÊS DE DEZEMBRO - Ciclone de 20 de Dezembro de 1925 - Actas da Comissão de Socorros aos Sinistrados da Catástrofes de Espinho - Relatório (12-01-1926)****

Objectivo:
Incentivar os participantes a recontar a história do documento.

Actividade:
Escrever um conto, um poema, fazer uma ilustração. Os trabalhos apresentados serão alvo de um concurso. O prémio será constituído pela publicação do trabalho na revista municipal Quadrícula e oferta de publicações ao aluno premiado e à Biblioteca da escola.


Destinatários: Alunos do 2º e 3º Ciclos

Prazo de envio - 31 de Dezembro de 2008

O trabalho deverá conter: nome, idade, ano escolar e escola que frequenta.


e-mail para envio do trabalho: arquivo.municipal@cm-espinho.pt




DOCUMENTO DO MÊS:
Relatório Ciclone de 20 de Dezembro de 1925








«No dia vinte de Dezembro, cerca das doze horas, um violento ciclone assolou a povoação de Espinho.
Extraordinariamente grandes foram os estragos causados pela passagem do cataclismo. De entre todos, avultam, porém, os causados no denominado Bairro da Rainha, aglomerado de casas construídas há anos [...]. Quarenta e sete habitações foram totalmente destruídas e muitas outras abaladas de tal forma que não poderão continuar a ser habitadas sem sofrer, aliás sem sofrerem grandes reparações. E, assim, ficaram de um momento para o outro, sem habitação, sem abrigo, todos os habitantes da parte sinistrada do referido bairro - na sua maior parte velhos, crianças, doentes e aleijados. [...] E, até junto desses infelizes, ocorreram de todos os pontos do país pessoas de coração bem formado, trazendo-lhe palavras de conforto e resignação, gesto este que profundamente sensibilizou a população de Espinho.


E foi neste queroso movimento de solidariedade que, dois dias depois, Sua Excelência o Senhor Presidente da República e o Excelentissimo Senhor Ministro da Instrução - como representante do Governo - tiveram a gentileza de vir também ao local do sinistro com o firme propósito de dar pronto remédio a tanto mal.
[...]»


-------------------------------------


Relembrando o Ciclone de 1925

Cerca das 12 horas, do dia 20 de Dezembro de 1925, Espinho sofreu com a passagem de um ciclone. O Ciclone atingiu bastante Espinho, mas também outras localidades piscatórias.

O acontecimento é noticiado nos jornais locais, como podem ver no «O Reformador», mas principalmente a nível nacional, sendo o Diário de Notícias o que mais apoio deu à nossa terra, abrindo uma subscrição pública para ajudar as vítimas do ciclone e ajudar na construção do que viria a ser o «Bairro Diário de Notícias».



Felizmente, ninguém morreu durante o acontecimento, nem mesmo uma pobre criança, ainda pequena, que ficou debaixo dos escombros e passadas algumas horas do seu desaparecimento, foi encontrada por um bombeiro espinhense. Acontecimento relembrado na visita do Presidente da República, Bernardino Machado e eternizado em fotografia da criança ao colo do bombeiro.

Bernardino Machado, em visita a Espinho e ao local do acontecimento, promete ajudar os mais que mais sofreram com o ciclone.



Caricatura de Bernardino Machado - Alfredo Cândido - Bilhete Postal A Editora

----------------------------------------------

Ideias para o teu trabalho:

* Imagina-te um pescador durante o ciclone;

* Coloca-te na pessoa de um jornalista que relata o acontecimento;

* Refere acontecimentos heróicos apelando à tua imaginação;

* Se fosse o Presidente da República, o que pensarias ao ver o local...

*acima de tudo... deixa a imaginação surgir...

---------------------------------------------------

Relembramos ainda a próxima actividade

15 de Dezembro a 15 de Janeiro

Visita, aquando do Ciclone de Espinho a 20 de Dezembro de 1925, do Presidente da República Dr. Bernardino Machado e do Ministro da Instrução – 23 de Dezembro (1925)

Sem comentários: