****DOCUMENTO DO MÊS DE DEZEMBRO - Ciclone de 20 de Dezembro de 1925 - Actas da Comissão de Socorros aos Sinistrados da Catástrofes de Espinho - Relatório (12-01-1926)****
Objectivo:
Incentivar os participantes a recontar a história do documento.
Actividade:
Escrever um conto, um poema, fazer uma ilustração. Os trabalhos apresentados serão alvo de um concurso. O prémio será constituído pela publicação do trabalho na revista municipal Quadrícula e oferta de publicações ao aluno premiado e à Biblioteca da escola.
Destinatários: Alunos do 2º e 3º Ciclos
Prazo de envio - 31 de Dezembro de 2008
O trabalho deverá conter: nome, idade, ano escolar e escola que frequenta.
e-mail para envio do trabalho: arquivo.municipal@cm-espinho.pt
Extraordinariamente grandes foram os estragos causados pela passagem do cataclismo. De entre todos, avultam, porém, os causados no denominado Bairro da Rainha, aglomerado de casas construídas há anos [...]. Quarenta e sete habitações foram totalmente destruídas e muitas outras abaladas de tal forma que não poderão continuar a ser habitadas sem sofrer, aliás sem sofrerem grandes reparações. E, assim, ficaram de um momento para o outro, sem habitação, sem abrigo, todos os habitantes da parte sinistrada do referido bairro - na sua maior parte velhos, crianças, doentes e aleijados. [...] E, até junto desses infelizes, ocorreram de todos os pontos do país pessoas de coração bem formado, trazendo-lhe palavras de conforto e resignação, gesto este que profundamente sensibilizou a população de Espinho.
[...]»
Cerca das 12 horas, do dia 20 de Dezembro de 1925, Espinho sofreu com a passagem de um ciclone. O Ciclone atingiu bastante Espinho, mas também outras localidades piscatórias.
O acontecimento é noticiado nos jornais locais, como podem ver no «O Reformador», mas principalmente a nível nacional, sendo o Diário de Notícias o que mais apoio deu à nossa terra, abrindo uma subscrição pública para ajudar as vítimas do ciclone e ajudar na construção do que viria a ser o «Bairro Diário de Notícias».
Felizmente, ninguém morreu durante o acontecimento, nem mesmo uma pobre criança, ainda pequena, que ficou debaixo dos escombros e passadas algumas horas do seu desaparecimento, foi encontrada por um bombeiro espinhense. Acontecimento relembrado na visita do Presidente da República, Bernardino Machado e eternizado em fotografia da criança ao colo do bombeiro.
Bernardino Machado, em visita a Espinho e ao local do acontecimento, promete ajudar os mais que mais sofreram com o ciclone.
Caricatura de Bernardino Machado - Alfredo Cândido - Bilhete Postal A Editora
----------------------------------------------
Ideias para o teu trabalho:
* Imagina-te um pescador durante o ciclone;
* Coloca-te na pessoa de um jornalista que relata o acontecimento;
* Refere acontecimentos heróicos apelando à tua imaginação;
* Se fosse o Presidente da República, o que pensarias ao ver o local...
*acima de tudo... deixa a imaginação surgir...
---------------------------------------------------
Relembramos ainda a próxima actividade
15 de Dezembro a 15 de Janeiro
Visita, aquando do Ciclone de Espinho a 20 de Dezembro de 1925, do Presidente da República Dr. Bernardino Machado e do Ministro da Instrução – 23 de Dezembro (1925)
Sem comentários:
Enviar um comentário