Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Logotipo/Mascote do Serviço Educativo - Memória Descritiva


Desenho: Alexandra Jesus


O logótipo do Serviço Educativo do Arquivo da Câmara Municipal de Espinho foi pensado de forma a transmitir a ideia de Arquivo, relembrando também a História da Cidade de Espinho.
Ao desenhar o logótipo tive em atenção a necessidade de mostrar o que existe num arquivo, algo desconhecido por muitos.
A ideia visual e mental de Arquivo leva-nos a um lugar fechado, muito restrito e sem possibilidade de se dar a conhecer, contudo o desenho demonstra o oposto. O golfinho abre o arquivo aos espinhenses, deixando de lado o mistério e o «segredo» relativo ao seu interior e ao seu conteúdo.
Um golfinho sorridente, um símbolo identificador de Espinho, dá as boas vindas, com um ar amigável, aos visitantes do Mar de Documentos que existe no Arquivo.

Na boca, o golfinho leva o abre-latas da lata de conserva, local onde se encontram diversos suportes de informação.

O arquivo está inserido, de forma metafórica, numa lata de conservas, relembrando uma das mais importantes áreas da indústria que existiu, em tempos, em Espinho.

A Fábrica Brandão Gomes foi bastante importante para o desenvolvimento de Espinho.
A ideia de usar a lata de conserva como albergue do Arquivo, surge no encalço da mudança de uma parte do espólio arquivístico, para o FACE (Fórum de Arte e Cultura de Espinho), o antigo edifício da Fábrica de Conservas Brandão Gomes e C.ª.
O logótipo demonstra a abertura à população espinhense (e não só) do Arquivo Municipal de Espinho.
A pintura e o nome do logótipo/ mascote, ficou a cargo dos alunos do 1º Ciclo das Escolas do Concelho, concedendo-lhes desta forma uma ligação ao Serviço Educativo, demonstrando que este é feito por nós, mas também por eles.

Com esta imagem, identificativa do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Espinho, iniciou-se o contacto com a comunidade escolar.

Sem comentários: