Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Actividade - Reinventa a História Através de um Documento do Arquivo - MÊS DE DEZEMBRO

Texto vencedor da actividade - Reinventa a História de Espinho através de um Documento de Arquivo - Mês de Dezembro!

****DOCUMENTO DO MÊS DE DEZEMBRO - Ciclone de 20 de Dezembro de 1925 - Actas da Comissão de Socorros aos Sinistrados da Catástrofes de Espinho - Relatório (12-01-1926)****


«Um ciclone destruidor em Espinho

O dia 20 de Dezembro deste ano de 1925,tinha sido destinado pela equipa de reportagem deste jornal a fazer a cobertura de uma prova de hipismo nesta vila, há muito prevista, acontecimento que não se realizou, porque a natureza contrariou a vontade dos homens.
Na altura em que a equipa se deslocava para o local, junto ao mar, levantou-se repentinamente um ciclone devastador que arruinou todo o pobre bairro piscatório, bem como outras zonas piscatórias próximas. Os nossos olhos nem queriam acreditar no que estavam a ver: algum gado que por ali andava fugiu aos donos espavorido, as casas voavam e tudo andava pelo ar.
Tivemos que nos abrigar, uma vez que queríamos fazer uma reportagem fotográfica de tão grave acontecimento, mas os gritos de pedido de socorro eram muitos. Graças a Deus nenhuma vida foi levada pelo ciclone, nem mesmo um anjinho de uma criança que ficou sob os escombros da sua casa. Foram os Bombeiros Espinhenses que a encontraram e a tiraram com vida do local.
O Senhor Presidente da República, Dr Bernardino Machado lembrou na visita a que fez ao local desta tragédia, tão terrível acontecimento e prometeu ajudar os que mais sofreram com este ciclone.
Carla Santos
Repórter do jornal “O Reformador”»
------------------------
Autora: Carla Santos
Escola: E.B. 2/3 Sá Couto
Clube do Património
Ano Lectivo 2008/2009
Parabéns Carla :) Continua a participar...
Parabéns aos outros concorrentes, continuem a dar largas à imaginação!

Sem comentários: