Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Arquivo foi desvendado...


Durante 2 semanas, de 19 a 22 e de 26 a 29 de Janeiro, o Arquivo Municipal de Espinho, recebeu no seu pólo do Fórum de Arte e Cultura de Espinho, crianças e jovens do Concelho de Espinho, proporcionando um contacto com os espaços arquivísticos.
O Mundo arquivístico, que para muitos é desconhecido e idealizado de formas diversas, foi desvendando através da realização de pequenas visitas guiadas ao espaço do depósito e à Sala de Restauro e Higienização.

O Arquivo abriu as suas portas para dar a conhecer os diversos passos que os documentos efectuam no Serviço, realçando-se a existência de diversos suportes e tipologias que co-existem e marcam o passado, o presente e o futuro da memória colectiva. Quem adivinharia que num arquivo, além do papel, poderiam existir carimbos? Ou até mesmo xilogravuras e zincogravuras? O Arquivo é feito de descobertas!

Após a visita guiada, os alunos realizaram uma actividade mais prática, com o intuito de interiorizar algumas das palavras-chave relacionadas com o Arquivo. Os mais jovens, 9º e 11º ano, jogaram uma adaptação do Scrabble, o jogo de palavras. Aprender a brincar, ainda é um bom ponto de partida, notando-se a concentração e a disputa para alcançar o maior número de palavras relacionadas com o Arquivo.

Os mais novinhos, do 1º ao 4º ano, realizaram um jogo de palavras diferente. O tabuleiro do Scrabble foi esquecido e tudo se concentrou na memória fotográfica do que viram na visita guiada. Ligar letras e palavras às imagens foi o desafio.
O Gali também não quis faltar e marcou presença, espreitando e deixando a curiosidade flutuar pela sala do Serviço Educativo!

Escolas que participaram na actividade:
Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira
· 9º ano do curso Profissional de Assistente Administrativo
· 11º ano do curso Profissional de Técnico de Secretariado
Escola E.B.1 Quinta da Marinha
· 1º ao 4º ano

Sem comentários: