Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

No dia Mundial da Criança, o Fórum de Arte e Cultura de Espinho decidiu proporcionar um dia diferente a algumas crianças do concelho.
Entre actividades do Arquivo e Museu Municipal de Espinho, entre música e descontracção, o tempo foi pouco para tanta brincadeira.

Vamos descobrir alguns momentos deste dia…

Os alunos da Escola Básica da Corredoura chegaram ao FACE por volta das 11h. Antes da correria começar, era preciso guardar as mochilas e lancheiras, repletas de coisas boas para comer durante o “pic-nic”.
Já sem pensar em comida, a manhã trouxe um desafio difícil – encontrar os objectos escondidos. Os segredos do Arquivo Municipal de Espinho perderam-se e era preciso encontrá-los. O Peddy-Paper “Baú dos Segredos”, conduziu as crianças pela descoberta do espaço do FACE, ansiando localizar os objectos perdidos. Por entre correrias, momentos de desorientação, lá se foram descobrindo os esconderijos.
A dúvida estava instalada, afinal, de todos os objectos, quais seriam os de arquivo e os que não tinham qualquer interesse para o Arquivo Municipal de Espinho? Pensando bem, tudo se pode arquivar, se cada objecto, folha ou simples pensamento, for importante para o nosso arquivo pessoal. A nossa memória pessoal é importante, mas neste desafio, o importante era descobrir o que importava para a memória do concelho de Espinho.

Concluída a separação dos objectos do Arquivo Municipal, a hora tão ansiada tinha chegado…. ALMOÇOOOOOOOOOOOOOO… ou não fosse um almoço diferente. Escondidinhos do sol, as crianças comeram o seu almoço especial para o Dia da Criança.

O tempo foi passando e mal terminaram o seu almoço, o rebuliço instalou-se… “O que vamos fazer agora?” era a pergunta que mais se ouvia, pois havia energia para dar e vender!
Esperando a próxima actividade, o pedido foi geral… I Gotta a Feeling, dos Black Eyed Peas. “Venha a música” - disse eu, mas só se a dançarem! E em conjunto, já bem ensaiadinhos, o grupo dançou a coreografia da música.

O resto da tarde foi preenchido com Jogos Tradicionais, recordando a importância desse tipo de jogos para as gerações anteriores. Colher e o ovo, Jogo da Farinha, Pau na Garrafa, Jogo das Laranjas, Jogo das Cadeiras, Atira às latas, foram os jogos escolhidos.

Sem dar por ela, o tempo passou e a hora do regresso à escola chegou! Foi um dia bem divertido e bem passado.

Resta-nos agradecer à Escola Básica da Corredoura, às professoras, às auxiliares e claro, a todas as crianças!





Um agradecimento especial para:
Ana Carvalho
Marta Guimarães
Dulce Borges
Andreia
Guilherme

Sem comentários: