Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia Mundial da Criança


Ser criança é sorrir, chorar, brincar, pular, explorar, questionar… Ser criança é ser o futuro! Comemorar o Dia da Criança, torna-se essencial, relembrando os seus amplos direitos como seres humanos, assumindo a liberdade como um importante meio de alcançar a felicidade.
Ser criança no mundo actual é tentar compreender a velocidade dos acontecimentos, os momentos de solidão impostos pelas brincadeiras modernas, tornando imperativo a existência de momentos de interacção e ligação com memórias passadas.

Para comemorar o Dia Mundial da Criança, o Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Espinho, realiza um Peddy-Paper “Baú dos Tesouros”, onde as crianças serão convidadas a desvendar segredos “escondidos” no Arquivo Municipal de Espinho. A descoberta de documentos e objectos escondidos no espaço do Face, culmina com a separação do que é efectivamente um documento/objecto de interesse arquivístico e a razão disso acontecer.
O que deve um arquivo guardar, preservar e desvendar (?), serão as respostas encontradas.
Assim, com o intuito de oferecer um dia de descoberta, a escolha recaiu na escola Eb1 Corredoura, sempre com o intuito de ampliar a área de acção do Serviço Educativo do Arquivo e dar a conhecer o Arquivo a todas as crianças do concelho. Descentralizar é o ponto de partida.


Preenchida a manhã, as crianças serão convidadas a realizar um pic-nic no espaço verde do FACE, reencontrando-se com o passado bem recente das famílias portuguesas. A tarde será preenchida com Jogos Tradicionais, esquecidos tantas vezes por nós por nós e que fazem parte da nossa História.



Sem comentários: