Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Prova de Aptidão Profissional - Dulce Borges e Marta Guimarães

No dia 4 de Junho, as estagiárias do Curso Profissional de Animação Sociocultural da Escola Dr. Manuel Laranjeira, apresentaram o seu Projecto de Aptidão Profissional (PAP) no FACE (Fórum de Arte e Cultura de Espinho).


O projecto consistiu na realização de diversas actividades relacionadas com o Arquivo Municipal de Espinho, mais propriamente com a Memória do Concelho de Espinho. O Jogo da Glória, a Caça ao Kit do Arquivista, a Visita ao Arquivo e ainda a criação de um arquivo feito com caixas de cereais, foram as actividades desenvolvidas com uma turma de 6ºano da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira.

Jogo da Glória


A actividade iniciou-se com a divisão dos alunos em duas equipas, elegendo-se um chefe de equipa. Este seria o único a lançar o dado e a percorrer as várias casas do jogo. Quando os chefes das respectivas equipas lançavam o dado, se caíssem numa casa de pergunta, era escolhido um jogador para responder à uma questão. Se respondessem acertadamente, tinham a oportunidade de voltar a lançar o dado, se a resposta não fosse a correcta, ficavam na mesma casa. Quando a casa encontrada fosse de actividade, dependendo do jogo, eram escolhidos, pelo chefe de equipa os que iriam jogar. A equipa vencedora da actividade tinha a oportunidade de voltar a lançar o dado. Ganhava a equipa que conseguisse chegar mais rápido à casa da chegada.
O Jogo da Glória teve como objectivo conduzir os alunos pelo Passado e Presente de Espinho, respondendo a perguntas relacionadas com a História do Concelho. Com o avanço de casa em casa, para além das perguntas, realizavam-se jogos, como por exemplo – o Jogo do Prego, o Jogo do Saco, o Jogo da Memória, o Jogo da Carica, o Jogo do Peão, entre outros.



Caça ao Kit do Arquivista

Na “Caça ao Kit do Arquivista”, antecedendo a espécie de Peddy Paper, foi mostrado um PowerPoint com diversos materiais que os alunos deveriam de decifrar se pertenciam ou não ao kit. Mas afinal, o que é o Arquivo e o Serviço Educativo? Essa explicação foi desvendada com a Visita ao Depósito do Arquivo. Com a visita ao Arquivo Municipal de Espinho, os alunos passarem a ter uma maior noção do que é este Serviço e para que fim é usado. Documentos, livros e ainda fotografias de antigos Presidentes da Câmara Municipal de Espinho, foram alguns dos elementos do acervo arquivístico que foram desvendados. Esta actividade revelou por parte dos alunos um enorme interesse e despertou a vontade de adquirir novos conhecimentos.
A hora da animação e da “correria” chegou! Para iniciar a actividade, os alunos foram divididos em duas equipas, sendo-lhes entregue uma folha com pistas com o objectivo de descobrirem os objectos relacionados com o Kit de Arquivista e que estavam escondidos pelo Fórum. Objectos como lápis, luvas, uma máscara, uma trincha, uma bata, entre outros materiais importantes, foram formando o Kit final da actividade.



Por último os alunos fizeram o seu Arquivo pessoal, com caixas de cereais.





Esta manhã de ansiedade e nervosismo, passou e tornou-se num dia a relembrar.


Texto: Dulce Borges e Marta Guimarães
Fotos: Andreia Leite e Alexandra Jesus

Sem comentários: