Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Recreio dos Meus Avós" - Exposição Sala de Aulas da República

O som da campainha é algo importante e marcante na vida de um pequeno estudante. Quem não fica sempre à espera da Hora do Recreio? Aquele som tão característico é motivo de alegria, pulos e correria pelos corredores das escolas. Mas os motivos nem sempre foram os mesmos! As brincadeiras de hoje são em muito diferentes das brincadeiras dos nossos avós e dos nossos pais. A diferença nunca deixa de lado o ponto principal e mais importante: BRINCAR!

A Extensão Educativa do Arquivo Municipal de Espinho, relembrando as Memórias das escolas no tempo dos nossos avós e pais, aliou a Actividade “Recreio dos Meus Avós” com a Exposição que Recria uma Sala de Aulas no inicio da República. As diferenças da escola não se ficam apenas no interior de uma sala de aula, mas notavam-se na hora de brincar.

Quais Magalhães? Antigamente a brincadeira envolvia muito mais que isso! Era preciso ter muita imaginação para criar os próprios instrumentos de diversão, e talvez por isso, e na Memória dos nossos antepassados, tenha ficado a ideia que antigamente é que era bom brincar e tudo era mais saudável. O valor do Recreio era diferente!

Mas falo, falo, falo e nada digo… Querem saber algumas da brincadeiras mais comuns na época? Ah… relembro apenas, que muitas destas brincadeiras vão ressurgindo, quer seja porque entra na moda de novo (berlindes), ou até mesmo porque os nossos avós e pais, sempre que podem nos mostram como era divertido brincar com objectos que nos parecem estranhos actualmente.





A campainha soou… que brincadeiras podemos recordar?



Centro Social de Silvalde


Associação de Socorros Mútuos de S. Francisco de Assis de Anta


Centro Social de Paramos




Obrigado a todos!

O video estará disponível brevemente!

Sem comentários: