Pesquisar neste blogue

domingo, 2 de janeiro de 2011

A Sala de Aulas Republicana vista pelas alunas Gisela e Soraia (Prof. Ema - Espinho 2)

Fomos visitar uma exposição no dia 16 de Novembro de 2010 no F.A.C.E., essa exposição era uma sala de aula da 1ª República. Quando chegámos a Menina Alexandra levou-nos para a sala de aula da 1ª República. Todos os meninos se sentaram nas carteiras antigas e começámos a ouvir a Menina Alexandra a fazer perguntas e a contar-nos como se estudava naquela época. Recordámos um tema que a nossa professora tinha dado na sala de aula sobre a Implantação da República em Portugal. A Menina Alexandra explicou-nos como se chamavam certos objectos que se usavam nesse tempo e que nós agora já não os temos nas nossas salas de aula.
A sala tinha umas carteiras diferentes das nossas, as cadeiras estavam pegadas às mesas, havia um buraco para se colocar o tinteiro, umas lousas para se escrever. Na secretária do professor tinha o livro de ponto, tinteiros para as canetas, um globo, e uma régua muito esquisita que servia para castigar os meninos desobedientes, era circular, tinha 5 buraquinhos e era feita de madeira. Havia muitos mapas, uma caixa métrica e alguns brinquedos daquela época.
A seguir fomos para outra sala maior, onde pudemos brincar com alguns brinquedos antigos, como poderão observar nas fotografias.
Foi uma bonita exposição e pudemos aprender e relembrar um pouco da História de Portugal e de Espinho.










Um grande obrigado à Prof. Ema, às alunas Soraia e Gisela e à Escola Espinho 3.

Ficamos à espera dos vossos trabalhos sempre que assim o desejarem.

Obrigado pela colaboração!

Sem comentários: