O Serviço Educativo do Arquivo Municipal, a pedido da Associação de Socorros Mútuos S. Francisco de Assis de Anta, na pessoa do Dr. José Tiago Couto , realizou no dia 24 de Junho uma Oficina de Azulejos Arte Nova com os utentes desta instituição.
Este simpático convite, aceite de imediato, favorece a descentralização da informação documental do Arquivo Municipal, promovendo a troca de ideias e conhecimentos. A actividade em nada diferiu da anteriormente realizada ( http://ame-arquivomunicipalespinho.blogspot.com/2010/05/oficina-do-azulejo-para-adultos.html ), salientando-se a vontade de fazer coisas novas por parte destes séniores repletos de histórias.
A tarde já por si animada, contou com saberes/dizeres populares, brincadeiras e risadas. "Ainda vou entrar para a Universidade de Belas Artes" - dizia alguém por entre risos e gargalhadas. As brincadeiras sucederam-se! Nunca é tarde para aprender! O importante é nunca desistir e deixar de lado os pensamentos derrotistas. A idade é um número, a vontade é a vida!
Obrigado pela simpatia!
Ficam aqui alguns videos desta tarde animada!
Porque o Arquivo é feito de Memórias... fica aqui registada a memória de uma trabalhadora da Fábrica de Conservas Brandão Gomes...
Nome: Maria Irene Silva
Data de Nascimento: 11 de Março de 1927 (83 anos)
Em que ano trabalhou: Sensivelmente aos 12 anos por um períodos de 2 anos (1939)
O que fazia: Enlatava Sardinhas, lavava e fazia limpeza na generalidade
Houve Alguém da família que trabalhou lá? Sim, a mãe. Maria Rosa de Jesus, que mais tarde trabalhou na casa do Dr. Miranda Valente
Qual era o salário: Pouco. Cerca de 2,5 $ por semana
Quantas horas trabalhava por dia: 8 horas. Das 8h ás 12h e da 13h ás 16h
Se têm alguma história? Lembra-se que tinha de trabalhar, mas que não era muito duro. Diz que a estatua da Varina na Brandão Gomes era a Avó da sua filha. Maria Albertina.
2 comentários:
eu alzira malta participei nesta oficina que gostei muito de aprender a realizar um azuleijo que é muito antigo desta linda nossa cidade. obrigado Drª. Alexadra pelo seu convite. Até à proxima.
Eu Jaime Ferreira da Silva um dos
participantes dos trabalhos executados nestas oficina de arte nova em azulejos no centro de convívio desta associação venho muito gentilmente agradecer a oportunidade que nos deram. muito gratos pela vossa visita e um até breve.
Enviar um comentário