Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Oficina de Azulejos - Associação de Socorros Mútuos S. Francisco de Assis de Anta


O Serviço Educativo do Arquivo Municipal, a pedido da Associação de Socorros Mútuos S. Francisco de Assis de Anta, na pessoa do Dr. José Tiago Couto , realizou no dia 24 de Junho uma Oficina de Azulejos Arte Nova com os utentes desta instituição.

Este simpático convite, aceite de imediato, favorece a descentralização da informação documental do Arquivo Municipal, promovendo a troca de ideias e conhecimentos. A actividade em nada diferiu da anteriormente realizada ( http://ame-arquivomunicipalespinho.blogspot.com/2010/05/oficina-do-azulejo-para-adultos.html ), salientando-se a vontade de fazer coisas novas por parte destes séniores repletos de histórias.



A tarde já por si animada, contou com saberes/dizeres populares, brincadeiras e risadas. "Ainda vou entrar para a Universidade de Belas Artes" - dizia alguém por entre risos e gargalhadas. As brincadeiras sucederam-se! Nunca é tarde para aprender! O importante é nunca desistir e deixar de lado os pensamentos derrotistas. A idade é um número, a vontade é a vida!



Obrigado pela simpatia!

Ficam aqui alguns videos desta tarde animada!




Porque o Arquivo é feito de Memórias... fica aqui registada a memória de uma trabalhadora da Fábrica de Conservas Brandão Gomes...

Nome: Maria Irene Silva

Data de Nascimento: 11 de Março de 1927 (83 anos)

Em que ano trabalhou: Sensivelmente aos 12 anos por um períodos de 2 anos (1939)

O que fazia: Enlatava Sardinhas, lavava e fazia limpeza na generalidade

Houve Alguém da família que trabalhou lá? Sim, a mãe. Maria Rosa de Jesus, que mais tarde trabalhou na casa do Dr. Miranda Valente

Qual era o salário: Pouco. Cerca de 2,5 $ por semana

Quantas horas trabalhava por dia: 8 horas. Das 8h ás 12h e da 13h ás 16h

Se têm alguma história? Lembra-se que tinha de trabalhar, mas que não era muito duro. Diz que a estatua da Varina na Brandão Gomes era a Avó da sua filha. Maria Albertina.

2 comentários:

Alzira Malta disse...

eu alzira malta participei nesta oficina que gostei muito de aprender a realizar um azuleijo que é muito antigo desta linda nossa cidade. obrigado Drª. Alexadra pelo seu convite. Até à proxima.

Jaime Silva disse...

Eu Jaime Ferreira da Silva um dos
participantes dos trabalhos executados nestas oficina de arte nova em azulejos no centro de convívio desta associação venho muito gentilmente agradecer a oportunidade que nos deram. muito gratos pela vossa visita e um até breve.