Pesquisar neste blogue
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Sala de Aulas da República e Recreio dos Meus Avós
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Programa da Extensão Educativa do Arquivo 2010-2011
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
"Recreio dos Meus Avós" - Exposição Sala de Aulas da República
A Extensão Educativa do Arquivo Municipal de Espinho, relembrando as Memórias das escolas no tempo dos nossos avós e pais, aliou a Actividade “Recreio dos Meus Avós” com a Exposição que Recria uma Sala de Aulas no inicio da República. As diferenças da escola não se ficam apenas no interior de uma sala de aula, mas notavam-se na hora de brincar.
Quais Magalhães? Antigamente a brincadeira envolvia muito mais que isso! Era preciso ter muita imaginação para criar os próprios instrumentos de diversão, e talvez por isso, e na Memória dos nossos antepassados, tenha ficado a ideia que antigamente é que era bom brincar e tudo era mais saudável. O valor do Recreio era diferente!
Mas falo, falo, falo e nada digo… Querem saber algumas da brincadeiras mais comuns na época? Ah… relembro apenas, que muitas destas brincadeiras vão ressurgindo, quer seja porque entra na moda de novo (berlindes), ou até mesmo porque os nossos avós e pais, sempre que podem nos mostram como era divertido brincar com objectos que nos parecem estranhos actualmente.
A campainha soou… que brincadeiras podemos recordar?
Associação de Socorros Mútuos de S. Francisco de Assis de Anta
Obrigado a todos!
O video estará disponível brevemente!
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Exposição - "Recriação de uma Sala de Aulas nos inícios da República"
Fotografias: http://www.espinho.tv/
No passado dia 5 de Outubro, na sequência das Comemorações do Centenário da República Portuguesa, procedeu-se à inauguração da Exposição: "Recriação de uma Sala de Aulas dos inícios da República", no Fórum de Arte e Cultura de Espinho
A Exposição estará patente até final do mês de Novembro, possibilitando o contacto dos mais novos, e também dos mais crescidos, com o ambiente de uma sala de aula em que a república se fazia sentir.
O novo regime, a República, preocupou-se desde cedo com a Instrução e a Educação, não só dos mais pequenos, como dos adultos, numa busca incessante da reforma da mentalidade portuguesa que se encontrava atrasada em relação à Europa, claramente devido à Monarquia.
A sala de aulas era o local previligiado para a troca de conhecimentos!
O ensino republicano libertou a criança portuguesa da influência da Igreja, ajudando a criança no desenvolvimento do carácter e no exercício permanente da vontade. A Igreja era entendida como um grande factor de desinteresse. A Escola Primária formava a alma da pátria republicana. O professor primário era o construtor da civilização, aliando a liberdade à responsabilidade, à justiça entre os homens e a dignidade dos cidadãos, devendo ser útil a si e aos outros. Estes eram os ideais da escola republicana, assumindo que o ensino deveria ser prático, utilitário e intuitivo.
A reforma da Educação passou pela criação das Escolas Normais (onde os professores adquiriam o conhecimento necessário à instrução primária); pela criação de escolas de ensino infantil, primário e técnico, tal como de escolas móveis. A Implantação da República trouxe consigo a escolaridade obrigatória e gratuita entre os 7 e os 10 anos e um estatuto fundamental para a imagem dos professores na sociedade.
A Educação Republicana era uma forma de esclarecer consciências, criando uma sociedade mais livre, justa e humana. “O Homem vale sobretudo pela educação que possui”…
A taxa desmoralizadora, que indicava 75% da população portuguesa, como sendo analfabeta em 1910, foi alterada aos poucos com todas as medidas republicanas.
Em Espinho, a alfabetização destacou-se pela quantidade e pela qualidade. Em 1911, Espinho regista uma taxa de alfabetização de 43.50%, aumentando 9 anos depois para os 56,7%. Até ao Estado Novo, Espinho tinha 5 lugares a leccionar. No Ensino Masculino o 1º lugar surge antes de 1902, o segundo em 1905 e o terceiro em Abril de 1910. No Ensino Feminino, o 1º lugar começa a funcionar antes de 1905 e o seguindo em 1911.
Mas nem só de estudo viviam os pequenos estudantes...
A nossa Sala de Aula, possui um cantinho dedicado ao divertimento, em que os brinquedos ganham vida após longos anos. O cantinho, intitulado de "Recreio dos Meus Avós!", pretende dar a conhecer aos mais novos as brincadeiras do passado, tornando-as intemporais e infinitas. Os objectos do artesão Manuel António ( http://brincarcomoantigamente.blogspot.com/ ) foram um pouco essencial no dia da inauguração. Uns queriam reviver os tempos de criança, enquanto outros procuravam entender e desvendar o mistério dos brinquedos do passado.
O cantinho do "Recreio dos Meus Avós", fica completo com um dossier preenchido de memórias dos nossos avós, resultado de entrevistas realizadas nos Centros de Dia e Lares de Terceira Idade do Concelho.
O video das entrevistas e um artigo mais completo sobre os jogos e brincadeiras da Hora do Recreio, estarão disponíveis no blogue brevemente. Vale a pena recordar!
Um grande obrigado a todos os que contribuíram para a realização desta exposição. Sem o vosso contributo, nada seria possível!
Exposição “Recriação de uma Sala de Aulas nos inícios da República”
Aliada à exposição, poderão encontrar-se alguns brinquedos e memórias que coloriam a hora do “Recreio dos meus Avós”, não no tempo da 1ª República, mas numa intemporalidade a que se associa a necessidade de brincar de todas crianças nos mais diversos períodos espaciais.
Data: 5 Outubro a 30 de Novembro de 2010
Horário: Terça a Sexta das 10h às 19h e Sábado e Domingo das 11h âs 19h
Visita Guiada à Exposição.
Realização de jogos com os brinquedos que coloriam e davam vida à ao “Recreio dos Meus Avós” .
- Objectivo:
Compreender as diferenças entre a Escola Republicana e a actual; entre a Escola Republicana e a Escola do Estado Novo. Percepção dos elementos que constituíam uma Sala de Aula.
(Re) Conhecer os brinquedos e brincadeiras da “Hora do Recreio” em tempos passados.
Escola Republicana (visita guiada) + actividade “Recreio dos Meus Avós” = 60 a 90 minutos
NOTA: Os jogos serão apenas efectuados se as escolas assim o entenderem, estando apenas disponíveis para Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos.
Público-alvo: Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos, Ensino Secundário e Público em Geral